Villegiature Mag

Villegiature mag

The magazine made by the Villegiature Awards journalists jury members

The Hôtel de la Cité in winter

Isabel_Junqueira_Hotel_de_la_Cite_2

Em dezembro, não há sinal da horda de turistas que invadem Carcassonne durante o verão. Muito pelo contrário: passar pelas suas arcadas góticas – ou, melhor, neogóticas, já que parte considerável da arquitetura em ruínas foi restaurada e repensada no século XIX por Eugène Viollet-le-Duc – e andar pelas suas ruelas medievais sem carros, nem vivalma, tem um quê de surreal.

Isabel_Junqueira_Hotel_de_la_Cite_1

A experiência só se torna mais mágica com uma estadia no hôtel de la Cité, construído em 1909 no antigo palácio de um bispo. De um lado vizinho da exuberante igreja Saint-Michel e, do outro, rodeado pelas muralhas da fortaleza, não surpreende que o estabelecimento neogótico tenha sido nomeado monumento histórico.  Não importa a estação:  a vista de qualquer um dos 73 quartos é digna de romance. Tanto é que, décadas atrás, a escritora Colette deixou um desabafo no livro de presença: “depois de tantos hotéis, enfim um chez moi”.

Isabel_Junqueira_Hotel_de_la_Cite_3F

A cereja no bolo se encontra na excelente gastronomia oferecida pelo hotel, sobretudo a do restaurante Le Barbacane, único uma-estrela-Michelin na cidade. O menu de Natal proposto pelo chef Jérôme Ryon incluía vieiras normandas acompanhada de espelta de alcachofra e trufas brancas e frango de Bresse AOC assado em manteiga de cogumelo porcino.

Hôtel de la Cité, Place Auguste Pierre Pont, Carcassonne.

Isabel Junqueira

Correspondent in Paris for the magazine Vogue Brazil, Isabel Junqueira contributes among others to Casa Vogue Brazil and Madame Figaro. Her last book on the American photographer Slim Aarons will be available in November at YellowKorner Publishings.

Tags: #, #, #, #, #, #